Dia Mundial da saúde

Dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde. E o segundo consecutivo marcado durante a pandemia da Covid-19.

A pandemia deixou ainda mais evidente como é bom ter saúde, provavelmente, estar livres de doenças é um desejo em comum entre todos os seres humanos.

Como deve ser morar num mundo sem doenças, e onde todos os seus habitantes têm saúde?

Parece um sonho, e em cada nova pandemia que a Terra enfrenta parece um sonho mais distante.

Somado as pandemias e doenças, a Terra ainda é um Planeta desigual, tendo como exemplo a pandemia da Covid, Antônio Guterres Chefe da ONU, relata que o novo coronavírus revelou desigualdades e injustiças na área da saúde em todo o globo, as taxas de contaminação e morte pelo novo coronavírus são mais altas em pessoas que lutam contra a pobreza, condições desfavoráveis de moradia e trabalho, discriminação e exclusão social.

O Mundo então começa a torcer e a esperar pelas vacinas, e aí de novo a desigualdade aparece ainda mais escandalosa, pois segundo a ONU em todo o mundo, a grande maioria de doses de vacina aplicadas até o momento ocorreu em países ricos e produtores dos imunizantes.

As nações pobres têm de ficar à espera da iniciativa Covax, liderada pela Organização Mundial da Saúde, OMS, que entrega lotes de vacinas a países de rendas baixa e média.

Morar em um Planeta onde apenas uma parte da população tem acesso a qualidade de vida e o necessário para viver com dignidade, é triste e imoral, por isso é importante estarmos atentos as desigualdades que estão próximas de nós, tentando sempre que possível ajudar, sendo financeiramente a quem precisa, sendo participado de campanhas cobrando dos poderes acesso a hospitais, tratamentos e vacinas e no caso do Covid 19 com o nosso exemplo com os cuidados para não propagar o vírus.

Que esse Dia Mundial da Saúde nos faça refletir sobre como é bom ter saúde e o que podemos fazer hoje para que no futuro possamos viver em um Planeta onde todos tenham saúde!

 

 

Referência – news.un.org

Comentários

Leave A Comment

Junte-se ao nosso boletim informativo

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Publicações relacionadas