Açúcar contida nas frutas faz mal para saúde?

Dra. Vanessa Menck – Nutricionista

Para você que é ansioso, já vou responder. NÃO! Não faz mal.  Porém, açúcar é açúcar. Tanto nas frutas quanto nos doces ele é o mesmo. Ou seja, todo exagero não é legal e vai trazer prejuízos. Existem duas GRANDES diferenças entre o açúcar das frutas e dos doces (refinado). Primeiro é que o açúcar das FRUTAS não vem só. Ele vem acompanhado de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. E o que isso quer dizer? Que você vai absorver mais devagarinho e que seus componentes ajudam na produção dos nossos hormônios, contração muscular e digestão. Além disso, algumas frutas como a manga, retardam o envelhecimento devido a sua composição de nutrientes.

A segunda diferença é que, para consumir o mesmo tanto de açúcar que você consumiria em um doce, você teria que comer muito mais. Qual é a dica para dosar? Bom senso nas quantidades e variando as frutas ao longo do dia. Não coma 4 bananas, coma uma banana, uma manga, uma maçã….

 

Importância do consumo de frutas

Nosso corpo é formado por pequenos pedacinhos, é como se fosse um relógio cheio de peças. Todas elas fundamentais. Às vezes, quando a bateria enfraquece ou alguma peça quebra, esse relógio pode até continuar funcionando, mas funciona mais devagarinho, atrasa a hora. As frutas tem muitos dos pedacinhos que precisamos para viver muito bem. Outros estão nos legumes, outros pedacinhos nas raízes. Consumir de 2 a 3 tipos diferentes de frutas e legumes é a mesma coisa que ter todas as pecinhas do relógio em ordem funcionando perfeitamente. Como saber quais escolher? Pela Cor! Escolha cores diferentes que seu relógio vai estar sempre no horário!

 

 

 

 

Como inserir as frutas e vegetais na sua alimentação

Tem varias formas. Gosto de frutas cítricas na hora do almoço e em jejum. Elas tanto ajudam na absorção do ferro (do feijão e das carnes) como na imunidade, evitando gripes e resfriados. Nos intervalos entre as refeições, principalmente para quem trabalha fora, as frutas liofilizadas são uma mão na roda porque não estragam no sol, não amassam na mochila e duram mais tempo. Além de dar para fazer estoque. Como são pouco calóricas e tem vitaminas e fibras, saciam por bastante tempo.

 

É verdade que quem come mais frutas, verduras e legumes, vive mais?

Imagine uma árvore. Com folhas bem verdes, linda, com ninhos de passarinhos nos galhos e crescendo ao lado de varias outras árvores. Animais ao redor, solo fértil, grama, brisa suave, sons de aves. Imaginou? Agora imagine uma árvore que cresceu em uma região mais metropolitana. Ao redor dela tem asfalto, suas raízes têm que fazer força para crescer. O solo é pobre em nutrientes e o ar poluído. As duas árvores podem até viver centenas de anos, mas a primeira vai viver muito melhor, não é mesmo? Se derem frutos, com certeza o da primeira vão ser mais rico em nutrientes. Então a questão não é quem vive mais. E sim quem vive bem! As frutas são o solo fértil, a brisa pura e as ferramentas para o nosso corpo viver saudável mantendo memória boa, disposição e qualidade de vida.

 

Os lanches podem ser saudáveis e gostosos?

Comer sempre deve ser gostoso. Os indianos falam que comer comida ruim faz mal para a saúde. Bolos, doces, lanches, mousses, snacks, tudo isso pode ser gostoso e ainda nutritivo. Basta saber como escolher os melhores ingredientes para preparar em casa ou quais as marcas que prezam pela qualidade e conservação dos nutrientes.

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