A paz, invadiu o meu coração…

Muitas vezes passamos por situações tão difíceis que fica difícil acreditar que um dia sentiremos a paz invadir nossos corações.

E se ela invadir, será que estamos prontos para entender que estamos sendo invadidos por ela?

O coração é o símbolo de nobres sentimentos, como a compaixão, tolerância, paciência, fé, empatia, humildade, ternura e esperança. Sentimentos esses que nos levam a estar mais perto da paz que tanto almejamos.

Mas para senti-los em nós e nos invadindo, precisamos do cérebro, antes do coração.

É nó cérebro, na mente, que inicia-se todo o processo para vivenciarmos e experimentarmos esses sentimentos.

Para isso nós precisamos ensinar nosso cérebro a ser mais pacífico, e assim enviar o comando para não somente nosso coração, mas todo nosso ser, sentimentos de paz.

Uma das formas de ensinar e treinar seu cérebro, é através do exercício da meditação, mas agora, vamos apenas dar uma dica para o nosso dia a dia.

Sempre que você perceber que está envolvido por sensações de raiva, angustia ou quando pensamentos do passado ou futuro de trouxerem ansiedade, dê um comando para sua mente estar atenta ao momento presente.

Como?

Através da atenção em sua respiração. Onde estiver, comece a sentir o ar entrando pelas narinas e chegando até seus pulmões, enchendo todo o seu abdomen, faça isso algumas vezes. Você também pode contar as inspirações (ar entrando 1 – 2) e as expirações (ar saindo 3 – 4).

atenção a seu corpo, circule um pouco sua cabeça de um lado para o outro, eleve seus ombros e solte-os, sentindo que está relaxando os músculos do ombro. Sinta como é bom a sensação de relaxar os ombros!

Foque nisso, e deixe as sensações e pensamentos desagradáveis partirem, sem que você se envolva com eles.

Esses são exemplos de exercícios mentais (cerebrais) para você comandar e trazer sua mente para o presente e o bem que existe em você.

Através de treinamento e prática desse tipo de atividade mental, você vai formar e fortalecer os circuitos cerebrais responsáveis pela compaixão e amor.

É seu cérebro que comanda as mudanças.

Assim, com sua mente atenta e forte, será mais fácil sentir e experimentar a paz invadindo seu coração, ou a paz esquecida dentro de você.

Vai tentar?

 

Christiane C. Abreu

Estudante de Aprofundamento em Yoga e Instrutora de meditação

 

Fonte: Impact of meditation training on the default
mode network during a restful state
Social Cognitive and Affective Neuroscience Advance Access published March 24, 2012

Comentários

Leave A Comment

Junte-se ao nosso boletim informativo

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Publicações relacionadas